Você conhece a Teoria dos Jogos? Trata-se de uma ferramenta matemática e conceitual que ajuda a compreender o comportamento humano. E, embora essa relação possa não ser imediatamente evidente, tem ligações intrigantes com o mundo das criptomoedas.
Isso ocorre porque os fundamentos dessa teoria oferecem uma perspectiva profunda sobre como as escolhas individuais podem ter repercussões em escala global. Essas escolhas ecoam no funcionamento da tecnologia blockchain, onde até mesmo uma única “baleia” pode exercer influência sobre o comportamento de inúmeros investidores.
Se você não está exatamente certo do que isso implica ou de como a Teoria dos Jogos se relaciona com as moedas digitais, não se preocupe, neste artigo explicaremos tudo. Continue com a leitura!
Conheça o Dilema do Prisioneiro para compreender a Teoria dos Jogos
Uma das formas mais conhecidas de entender a Teoria dos Jogos está no clássico Dilema do Prisioneiro, você já ouviu falar? Para ficar mais claro, imagine dois suspeitos por praticarem um crime em conjunto. Eles estão presos e serão interrogados separadamente pela polícia.
Inicialmente, os “homens da lei” não têm provas suficientes para condená-los pelo crime principal, mas podem condená-los por um crime menor. O dilema surge quando a polícia oferece um acordo a cada um:
- se ambos ficarem em silêncio, receberão uma pena de 1 ano pelo crime menor;
- se um confessar e o outro ficar em silêncio, o que confessar será libertado, e o que ficar em silêncio será condenado a 5 anos pelo crime principal;
- se ambos confessarem, serão condenados pelo crime principal, mas com uma pena de apenas 3 anos — ou seja, menor do que se fossem condenados individualmente.
Aqui, os prisioneiros enfrentam uma decisão difícil, pois não sabem qual escolha o outro fará. O resultado ilustra como a busca pelo interesse próprio pode levar a um resultado menos favorável. Se ambos agirem de forma egoísta, confessarão, mesmo que a melhor opção seja ficar em silêncio.
O Dilema do Prisioneiro é um problema da Teoria dos Jogos que explora a dinâmica de decisões estratégicas quando os interesses e experiências individuais entram em conflito com o interesse coletivo. Nesse dilema, dois indivíduos enfrentam uma situação em que podem escolher entre duas opções: cooperar ou trair.
E é neste ponto que a teoria se encontra e relaciona com o funcionamento das criptomoedas. E mais especificamente com as chamadas “baleias”.
Entenda a relação entre a Teoria dos Jogos e as criptomoedas
Como você já sabe, as criptomoedas são moedas digitais descentralizadas que operam em uma rede Blockchain. Isso significa que as transações são registradas e verificadas por diversos participantes, tornando o sistema seguro e transparente. A relação com a Teoria dos Jogos está na forma como as pessoas interagem com as criptomoedas e suas estratégias. Veja alguns exemplos:
- Mineração de Criptomoedas: a mineração de criptomoedas envolve competição entre mineradores para resolver problemas matemáticos complexos e adicionar novos blocos à cadeia. Assim, esses participantes podem escolher entre trabalhar sozinhos ou se unirem em pools de mineração para maximizarem os lucros;
- Negociações de Criptomoedas: a compra e venda de criptomoedas envolve estratégias sobre o momento certo para entrar ou sair do mercado. Como você já deve imaginar a este ponto, a Teoria dos Jogos pode ser usada para nortear as interações entre traders e definir como diferentes estratégias podem influenciar os preços;
- Consensos em Blockchain: algoritmos de consenso, como o Proof of Work (PoW) e o Proof of Stake (PoS), são usados para validar transações em Blockchains. Na prática, os participantes precisam escolher entre seguir as regras ou tentar ludibriar o sistema para obter vantagens individuais;
- Fork: quando há desacordo na comunidade de uma criptomoeda sobre atualizações ou mudanças na rede, pode ocorrer um fork. Com isso, os participantes tomam decisões sobre qual fork apoiar, considerando os incentivos e riscos envolvidos.
Baleias de Criptomoedas
As “baleias” são investidores que possuem grandes quantidades de criptomoedas e se tornam capazes de influenciar o mercado com suas ações. Eles podem utilizar estratégias da Teoria dos Jogos para obter lucros significativos. Dependendo de seu comportamento estratégico, a confiança dos investidores pode ser afetada, assim como a volatilidade do mercado.
Por exemplo, um grande investidor (baleia) pode colocar grandes ordens de compra ou venda em momentos estratégicos para criar movimentos de preço favoráveis ou desfavoráveis. Logo, vai promover reações em cadeia de outros traders, que tentam seguir a tendência. Por isso, a compreensão das interações entre os jogadores e a análise dos incentivos são aspectos cruciais para o sucesso das estratégias das “baleias” no mundo das criptomoedas.
Como vimos, a Teoria dos Jogos ajuda a compreender a volatilidade das criptomoedas e como a psicologia do pensamento humano influencia o mercado como um todo. Aqueles que conhecem a fundo os conceitos dessa teoria podem facilmente direcionar os investimentos de muitos outros.
Se você quer saber mais sobre o papel das baleias, aproveite para ler o artigo sobre o que são e como elas influenciam o mercado. Com certeza você vai entender ainda melhor como se posicionar como um investidor cripto!
Leave a Reply