Veja agora o que é fan token e as vantagens deste criptoativo

Veja agora o que é fan token e as vantagens deste criptoativo

Veja agora o que é fan token e as vantagens deste criptoativo 509 339 Rodrigo Pedrosa

O fan token é um tipo de token associado diretamente a alguma equipe esportiva ou liga que oferece acesso a produtos e diversos serviços exclusivos. Na prática, se trata de um ativo criptográfico que funciona em uma rede Blockchain focado em estimular a conexão entre clubes, os seus torcedores e fãs.

O fan token é um tipo de token que se tornou tendência em todo o mundo pela relação direta com esportes. No Brasil, o mais comum é a associação com clubes de futebol por ser uma modalidade com ampla movimentação financeira e a mais popular entre os torcedores fanáticos.

Vale destacar que se trata de um formato bastante versátil que vai além dos gramados e abrange ligas e equipes de várias categorias. Assim, é importante que você saiba como ele se encaixa no universo de criptoativos e deixar o time do coração de lado (finge que perdeu de 7 à 1) para enxergar as oportunidades de maneira estratégica. 

Quer saber mais? Vamos mostrar neste artigo o que é fan token e as vantagens relacionadas. Acompanhe!

Entenda o que é fan token e suas principais funções

O fan token é um tipo de token associado diretamente a alguma equipe esportiva ou liga que oferece acesso a produtos e diversos serviços exclusivos. Na prática, se trata de um ativo criptográfico que funciona em uma rede Blockchain focado em estimular a conexão entre clubes, os seus torcedores e fãs.

A ideia gira em torno de aumentar o engajamento ao mesmo tempo em que proporciona experiências personalizadas e estratégicas. Conforme a quantidade de tokens adquirida, o torcedor exerce diferentes níveis de influência nas votações relacionadas ao clube, por exemplo. 

Entre as interações mais comuns estão ajudar a escolher músicas que tocarão no estádio, definir o design de novos uniformes e receber em primeira mão o lançamento de campanhas que envolvem os jogadores. No contexto do futebol, as votações acontecem dentro de plataformas específicas e são elaboradas pelo clube, em conjunto com os seus parceiros, e o departamento de marketing.

Conheça a categoria de utility tokens 

Para entender o fan token é preciso ressaltar que ele faz parte da categoria de utility tokens. São os famosos tokens de utilidade que recebem este nome exatamente por oferecerem algum tipo de utilidade aos seus detentores, como descontos, acesso a pré-venda de novos produtos, cupons e outros tipos de informações exclusivas. 

Um exemplo que movimentou as redes sociais aqui no Brasil foi quando o Flamengo ofereceu aos detentores do fan token do clube a participação na votação da frase que seria gravada no vestiário do Maracanã. E, ao contrário do que muitas pessoas pensam, o fan token não faz o papel de criptomoeda

Isso porque não existe chance de comprar produtos ou serviços usando este tipo de ativo. A sua função é somente permitir a inclusão nas votações e ações elaboradas pelos clubes e parceiros. No entanto, os ativos esportivos podem ser revendidos em mercados secundários.

Diferenças entre modalidades tradicionais de investimentos

Quando um clube decide ter um fan token, ele é colocado à venda por uma empresa parceira após a assinatura do contrato. Durante a emissão inicial, e em todas as seguintes fases, o clube tem direito a 50% do valor.

Mas de nada adianta prever os níveis de arrecadação com base nos valores iniciais porque a volatilidade do mercado faz com que o clube e sua parceira precisem lidar com as circunstâncias de cada momento. 

Assim, conforme o valor do fan token sobe, por diferentes razões que possam gerar demanda, como a chegada de um novo jogador, mais tokens podem ser inseridos ao mercado para aumentar o faturamento.

Este tipo de movimentação tem várias semelhanças com os investimentos tradicionais e a principal é que quem acompanha as variações do valor de mercado consegue lucrar com a especulação. Ou seja, o famigerado “comprar na baixa e vender na alta”. 

Veja alguns exemplos de fan token no Brasil

Com diferentes propostas de interações, os maiores clubes brasileiros se lançaram no mercado de criptoativos com opções personalizadas de fan tokens. Os pioneiros foram Atlético Mineiro, São Paulo, Corinthians, Flamengo e até mesmo a Seleção Brasileira de Futebol. 

Vale destacar que além do modelo de fan token usado para proporcionar experiências e interações, existem também os tokens baseados em mecanismos de solidariedade da Fifa. Por meio deste tipo de token, 5% do valor da negociação de um jogador é direcionado para os clubes que fizeram parte de sua formação na base. 

O Santos é um dos principais times que disponibiliza tokens baseados em mecanismos de solidariedade. As condições estão divididas entre 12 jogadores formados pelo clube, com destaque para Neymar JR e Kaio Jorge. Na prática, se o PSG vender o Neymar, os investidores deste token serão beneficiados.

Diferenças entre fan tokens e NFTs — exemplo PPK Models Club

A principal diferença entre fan tokens e NFTs está na natureza do seu valor e utilidade. Como vimos, os fan tokens são emitidos por clubes de futebol e seu valor está diretamente relacionado à sua utilidade no contexto do time, como acesso a benefícios específicos e participação em votações.

Por outro lado, os NFTs, como os da coleção PPK Models Club, são unidades individuais de arte digital únicas e indivisíveis. Cada NFT representa uma peça de arte digital exclusiva e tem valor intrínseco como um objeto colecionável. No caso da coleção PPK Models Club, os NFTs são valorizados pelos benefícios exclusivos que oferecem aos colecionadores, bem como pela sua natureza escassa como arte digital.

Para deixar mais claro, os NFTs dessa coleção retratam desenhos de pererecas em pixel  art, com opções personalizadas que incluem camisas de times como Flamengo, Corinthians, Cruzeiro, Atlético-MG e América-MG. Os benefícios incluem a criação de um clube secreto para homens interessados em sexo e erotismo, festas exclusivas com as garotas do site e a participação em sorteios de criptomoedas e NFTs raros, além de descontos em boates e motéis. O objetivo do projeto é unir o mercado das acompanhantes de luxo ao mundo dos NFTs e da Web3.

Outra diferença importante entre fan tokens e NFTs é a plataforma em que são emitidos e negociados. Os fan tokens geralmente são emitidos em exchanges específicas relacionadas ao clube de futebol, onde os fãs podem adquiri-los e utilizá-los para acessar os benefícios oferecidos. Já os NFTs são mais comumente negociados em plataformas dedicadas à arte digital, como o OpenSea, onde os colecionadores podem comprar, vender e trocar essas peças de arte digital exclusivas.

Agora você já sabe que o fan token funciona como uma espécie de sócio-torcedor focado em engajamento. O melhor caminho é que seja feita uma análise criteriosa sobre os benefícios e as condições oferecidas em cada caso para tomar boas decisões e deixar o sofrimento com o seu clube de coração somente para o dia em que ele perder um clássico (o que dói bastante, mas bem menos do que ter prejuízos em dinheiro!). 

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