O SocialFI representa a união entre redes sociais e DeFi (produtos e serviços financeiros que rodam em uma Blockchain). Este tipo de plataforma é criada de maneira descentralizada com o objetivo de oferecer uma experiência mais autônoma e vantajosa para os criadores de conteúdo de modo geral.
Quando se trata de inovações da Web3, o que parece ser coisa do futuro, pode acontecer no dia seguinte e pegar todo mundo de surpresa. No seu caso, nem tão de surpresa assim porque nada como se manter informado pelo De Coin Pra Lua. Justamente por isso, vamos falar sobre a onda do momento: o SocialFi.
Este tipo de plataforma de rede social atua de maneira descentralizada e revoluciona a experiência de criadores de conteúdo e usuários. Tudo isso com o máximo de autonomia, anonimato e longe dos algoritmos que nos obrigam a ver repetidamente uma avalanche de anúncios quando pesquisamos alguma coisa.
Quer saber mais? Vamos mostrar o que é SocialFi e todos os segredos da chamada “rede social do futuro” que já tá logo ali (ou aqui).
Entenda o que é o SocialFi
O SocialFI representa a união entre redes sociais e DeFi (produtos e serviços financeiros que rodam em uma Blockchain). Este tipo de plataforma é criada de maneira descentralizada com o objetivo de oferecer uma experiência mais autônoma e vantajosa para os criadores de conteúdo de modo geral.
Uma das principais questões, aqui, envolve a luta contra os casos de censura centralizados que são comuns na Web2 atualmente. Afinal de contas, não é raro vermos por aí as reclamações de algum YouTuber ou Influencer no Twitter sobre ter tido a conta derrubada por não cumprir as diretrizes das plataformas.
Conheça os principais recursos
O funcionamento do SocialFi acontece por meio de organizações autônomas descentralizadas (DAOs) com transações anônimas, pagamentos diretos aos usuários, sem intermediários ou taxas (além do Gás, é claro), e uma experiência focada em segurança. Tudo isso é possível graças aos Smart Contracts (contratos inteligentes).
Já na dinâmica de postagens, o trabalho dos criadores de conteúdo representa o coração do conceito. A ideia, neste caso, é que eles possam alcançar os usuários de maneira orgânica e atuem com mais criatividade no desenvolvimento dos temas por conta da inexistência de algoritmos.
Além disso, qualquer pessoa pode se manter anônima neste tipo de interação sem fornecer dados ao se registrar. Assim, o gerenciamento de identidade e de propriedades digitais são conduzidos nas plataformas por NFTs (tokens não fungíveis) e os pagamentos feitos em criptomoedas e tokens.
Tokens sociais e engajamento
Desenvolvido para oferecer uma experiência aprimorada aos usuários, o SocialFi tem como base a soberania da liberdade de expressão, mas também atua fortemente na valorização do trabalho dos criadores de conteúdo.
Diferente da Web2, onde números de seguidores nem sempre representam engajamento, nas plataformas de redes sociais em Blockchain, a precificação das propriedades digitais é definida conforme o nível de influência do perfil e das interações com o material publicado.
Vale destacar que qualquer pessoa consegue criar uma página e exibir conteúdos no SocialFi. Para cobrar por eles, neste contexto, os tokens sociais (tipos de ativos digitais usados para monetizar uma marca) são a melhor opção porque funcionam como chaves de acesso que são liberadas de acordo com o objetivo da interação.
Crescimento do movimento
O crescimento dos comentários sobre o SocialFi nos últimos tempos se deve à maior integração com a tecnologia Blockchain. Inclusive, já existem exemplos de plataformas de redes sociais deste tipo em funcionamento (olha o futuro se impondo ao presente aí). Veja a seguir mais detalhes!
FaceDao
Primeiro conceito de rede social criado na Web3, o FaceDao conta com mais de um milhão de membros e segue crescendo. Se trata de um aplicativo que promove interações sobre tokens e finanças centralizadas dentro de uma plataforma social. Ao se conectar, o usuário fica por dentro de novidades do mercado e participa de desafios internos com prêmios.
SoulPrime
Já a SoulPrime traz a proposta da remuneração sem intermediários aos criadores de conteúdo e a privacidade dos dados. Além disso, é a primeira rede social do Brasil a usar o token MBRL que faz parte da exchange Mercado Bitcoin (MB). O principal objetivo é reunir o melhor de todas as redes sociais já conhecidas na Web2 em um conceito tecnológico repleto de ferramentas ainda mais eficientes.
Veja o papel dos NFTs no SocialFi
Como um dos principais intuitos das plataformas é gerar interesse para remunerar os seus conteúdos, os NFTs ganham destaque pela exclusividade. De fato, as limitações na hora de impedir plágios ou compartilhamentos não autorizados são um dos problemas da Web2 e desvaloriza bastante o trabalho.
Já na Web3, ao transformar o conteúdo em NFT, ele passa a ser único e indivisível. Este tipo de ativo digital fica armazenado na Blockchain e pode ser usado para representar qualquer coisa, como música, arte, textos e vídeos.
Quando alguém o adquire, recebe uma espécie de certificado de propriedade intelectual que garante a autenticidade por meio dos Smart Contracts. Como resultado, dentro da proposta do SocialFi, fica mais simples que as pessoas paguem valores que consideram justos por conteúdos e materiais de seus Influencers favoritos.
Erotismo no SocialFi
E por falar em NFTs dentro da ideia do SocialFi, o conceito de anonimato e autonomia tem tudo a ver com o mercado de erotismo que está em alta na Web3 e promete ganhar destaque nas redes sociais do “futuro”. Duvida? Então saiba que atualmente o Twitter evidencia-se por ser uma plataforma um pouco mais liberal que permite a criação de perfis eróticos (tá bom, vai, não é bem uma “permissão”, mas sim uma “vista grossa”).
De fato, é bastante comum encontrar páginas de acompanhantes de luxo com vários seguidores na rede social de Elon Musk. Claro que algumas sofrem censura e têm o perfil derrubado, mas muitas conseguem se manter ativas por meses e até anos. Se hoje já é assim, imagine como será no SocialFI que permite liberdade total de criação e pagamento dentro da plataforma por conteúdos adultos via ativos digitais (por que choras, OnlyFans?).
Como você já deve estar imaginando, um universo de possibilidades pode se abrir para o mercado mundial bilionário do sexo. Em função disso, se torna indispensável acompanhar projetos pioneiros no segmento.
PPK Models Club
Um bom exemplo é a coleção brazuca de NFTs “PPK Models Club”, lançada pelo maior e mais antigo site de acompanhantes de luxo de Belo Horizonte, o BHModels, que também dá nome a uma das melhores boates de entretenimento adulto de Minas, o “Clube BHModels”. Ou seja, de conteúdo erótico eles entendem, e se agora estão voltando a atenção para o universo da Web3, podemos especular que vem coisa grande por aí!
A coleção de NFTs é composta por 10.069 “PPKs” desenhadas a mão em Pixel Art. Elas estão disponíveis no MarketPlace da OpenSea pela rede Polygon. Cada uma simboliza um fetiche masculino dentro de uma perspectiva muito instigante e divertida, por exemplo: as cores delas foram obtidas de “pererecas” reais de garotas que anunciam no BHModels, por meio da ferramenta conta-gotas do Photoshop. Além disso, as “PPKs” oferecem uma série de benefícios para os compradores, como participação em festas exclusivas e descontos.
Mas a cereja do bolo fica por conta de contribuir com a adesão das garotas de programa ao universo da Web3 e para que passem a receber pagamento em criptomoedas. Afinal, cada vez mais os clientes buscam anonimato nas transações (sem trocadilhos) com ativos digitais e isso será imprescindível para o SocialFi decolar de vez. A esta altura cabe um alerta: nada do que foi dito aqui representa uma recomendação de compra. Faça suas próprias pesquisas e tome decisões inteligentes.
Agora ficou claro o que é o SocialFi e porque ele é considerado a rede social do futuro que já chegou com o pé na porta. A partir da ideia de integrar conceitos e reunir o que tem melhor para atender usuários, mesmo quem não cria conteúdo deve ficar atento ao andamento das mudanças com foco em identificar boas oportunidades.
Gostou das informações do artigo? Então aproveite e conheça mais sobre a coleção PPK Models Club e todos os seus diferenciais neste mercado.
Leave a Reply